Com o aumento de pessoas que descobrem o quanto cozinhar traz satisfação, sanjoanenses transformaram hobbie em negócio.

Por DANIELA PRADO

Nestes últimos anos, duas coisas têm aumentado consideravelmente – o uso de tecnologias mobile, atitude que já era esperada, pela rapidez com que tudo se torna obsoleto e a descoberta da paixão por cozinhar, que muitas pessoas têm cultivado, possivelmente movidas por reality shows de culinária. Em São João da Boa Vista, dois influencers gastronômicos compartilham, pelos seus perfis do Instagram, receitas que vão das mais simples às mais elaboradas e complexas, que atraem cada vez mais seguidores e fazem com que a ‘cozinha’ caiba na tela do celular ou tablet.

NA COZINHA COM LUIS
O servidor público municipal Luis Fernando Fontana Campos criou o Instagram, @nacozinhacomluis, em outubro de 2021, ideia que surgiu casualmente, enquanto assistia a um filme, junto da esposa. “A temática central do filme era sobre um garoto que fotografava e postava nas redes sociais tudo que ele comia ou cozinhava. E, como sempre gostei de cozinhar e de comer, me senti motivado a fazer algo parecido”, lembrou.

TV É A META
“Hoje, produzo conteúdo para o Instagram e, com a repercussão da página, tenho uma coluna no Jornal do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João. Mas pretendo expandir para novas plataformas, acho que seria muito legal um podcast sobre o tema ou até mesmo ir para a TV”, afirma Luis

Campos pondera que a ideia inicial não era a de postar receitas, mas fotos com comidas que fazia, acompanhadas de uma breve crônica sobre o prato em questão. “Mas, diante das solicitações dos meus seguidores, eu comecei a colocar as receitas dos pratos. E após esta mudança, eu busco postar receitas possíveis, com ingredientes acessíveis e procuro ser didático sem ser pedante, pois cozinhar tem que ser uma atividade prazerosa e não o contrário”, disse.

Sobre o objetivo pelo qual criou o @nacozinhacomluis, ele revela que é mostrar ao público que cozinhar é possível, acessível e prazeroso. “Pelo impacto que eu vejo que a página vem obtendo, organicamente, eu pretendo, cada vez mais, aprimorar e diversificar o meu conteúdo, para conseguir falar com mais gente. A repercussão tem sido a melhor possível. Recebo comentários positivos de toda parte do Brasil. E as pessoas do meu trabalho e amigos me dão bastante incentivo para eu não desistir”, analisou.

Indagado se está satisfeito com a proporção que este perfil, surgido casualmente, alcançou, Campos confessa que sim, e muito. “Encaro a página como um trabalho que ainda não é remunerado, pois quero entregar o melhor conteúdo possível para os meus seguidores. Sempre respeitando a realidade do país e respeitando os alimentos. Hoje, produzo conteúdo para o Instagram e, com a repercussão da página, tenho uma coluna no Jornal do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João, na qual posto uma receita por mês. Mas pretendo expandir para novas plataformas, acho que seria muito legal um podcast sobre o tema ou até mesmo ir para a TV. Agora que eu comecei, ninguém me segura”, comentou, com bom humor.

VAMOS COZINHAR? LET’S, COZINHA!
Outra influencer que literalmente alimenta um perfil no Instagram, o @lets_cozinha, desde outubro de 2020 é a servidora pública Letícia Ferreira. “Sempre gostei de cozinhar e de testar receitas e, com a pandemia, passando mais tempo em casa, retomei esse hobbie que, às vezes, era deixado de lado, por conta da rotina sempre corrida. A princípio, só compartilhava, por meio do WhatsApp, com família e amigos próximos, as receitas que estava fazendo. Com o incentivo deles e com alguns pedidos de compartilhamento das receitas, criei o perfil no Instagram”, comentou ela, sobre como foi o começo.

PRAZER EM COZINHAR
“Quando entro na cozinha, não vejo o tempo passar. Tenho muito prazer em acompanhar a transformação dos ingredientes em um prato nutritivo, saboroso, aconchegante, afetivo. Adoro aproveitar o que tenho na geladeira ou despensa e, de lá, criar e/ou reproduzir uma receita”, explica Letícia Ferreira.

Em @lets_cozinha, Letícia costuma postar tudo o que ela e/ou sua família comem, no dia a dia, bem como em ocasiões especiais, de modo que os seguidores encontram receitas, das mais práticas às mais elaboradas, no que se refere aos métodos de preparo. E foi a partir da intenção de compartilhar conhecimento e dicas que inspirassem pessoas a se aventurar na cozinha e também como forma de registro, para eventuais consultas, que nasceu o @lets_cozinha.

A repercussão deste perfil tem sido bastante satisfatória, ao ver que algumas pessoas acompanham o que compartilho, se inspiram e me dão o retorno positivo de algumas receitas que testaram ou de receitas que fiz e que puderam provar. Já recebi pedidos de encomendas e também convite para divulgar algumas receitas em um aplicativo de receitas”, alegra-se. Sobre partir para outras plataformas ou realizar novos projetos, Letícia confessa que pretende organizar as receitas em formato de livro físico e talvez, virtual.

Quando entro na cozinha, não vejo o tempo passar. Tenho muito prazer em acompanhar a transformação dos ingredientes em um prato nutritivo, saboroso, aconchegante, afetivo. Adoro aproveitar o que tenho na geladeira ou despensa e, de lá, criar e/ou reproduzir uma receita. Busco aproveitar o máximo dos alimentos, evitando o desperdício, sobretudo em tempos tão tristes como os atuais, em que há inúmeras famílias em situação de insegurança alimentar, em um país com produção tão rica em questão de qualidade, variedade e quantidade. Em casa, nada se perde: o que sobra em uma refeição se junta a outros temperos ou ingredientes e se transforma em novos pratos, com novas cores, texturas e sabores, ou viram porções congeladas para serem consumidas posteriormente”, finalizou.