POR BRUNO MANSON – FOTOS: LEO BERALDO / CROMALUX

Fundada em 1849, Espírito Santo do Pinhal tem seu passado extremamente ligado à cafeicultura e à imigração italiana, cuja influência ainda é visível na cidade. O município ficou conhecido como a terra do café, dado seu longo histórico de produção e comercialização do produto, além da variada atividade econômica e industrial baseadas nesta cultura. Com pouco mais de 44 mil habitantes, a cidade se destaca pelo seu patrimônio histórico-cultural e seus atrativos naturais que reforçam seu potencial turístico. Nesta edição, confira alguns lugares que todo visitante deve conhecer na cidade!

PALÁCIO DO CAFÉ

Inaugurado em 14 de agosto de 1893, o imponente prédio onde hoje está instalado o Centro Cultural Palácio do Café, na Praça Rio Branco, remonta a história de Espírito Santo do Pinhal. Durante muitos anos, o local serviu como sede de uma cadeia pública e do Fórum Municipal, no térreo, enquanto que no andar superior ficava a Câmara Municipal.
Mais tarde, em meados da década de 1920, além de abrigar o Poder Legislativo, a Prefeitura Municipal também passou a funcionar no imóvel. Já na primeira metade da década de 1950, foi realizada uma reforma que deixou o prédio com as suas atuais características arquitetônicas. Hoje em dia o espaço no térreo foi transformado em museu, enquanto que o andar superior abriga o gabinete do prefeito.

O Centro Cultural Palácio do Café recebe periodicamente exposições itinerantes em parceria com o Museu do Café. Recentemente duas mostras se destacaram. A primeira foi a exposição Café e Folclore Caipira, onde o público pôde conferir um panorama sobre o caipira, sua história, cultura e folclore relacionados diretamente ao café, tomando como base diversas pesquisas realizadas a partir da década de 60. Já a exposição À Venda propagandas de café em jornais e periódicos retratou os anúncios publicados nos veículos de comunicação impressos de São Paulo e do Rio de Janeiro entre os anos de 1900 e 1950. Grande parte dos materiais expostos é do acervo da Biblioteca Nacional, fazendo uma verdadeira viagem no tempo pelas diferentes estratégias de atração do consumidor dessa época, mostrando das pequenas notas até as propagandas elaboradas de página inteira, das mais diversas marcas de café. As exposições itinerantes podem ser conferidas no Centro Cultural Palácio do Café de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

THEATRO AVENIDA

Patrimônio histórico de Espírito Santo do Pinhal, o Theatro Avenida foi inaugurado em 1927, a partir das obras realizadas por três famílias pinhalenses: os Bartholomei, os Galeano e os Martins. Situado à Avenida Oliveira Motta, 51, o local sempre foi o palco da cultura pinhalense e sediou vários eventos ao longo das décadas, como peças teatrais, festas de formatura, conferências e outros eventos. Além disso, por muito tempo, o espaço funcionou como cinema, com vesperais aos domingos.

Nos anos 60, o Theatro Avenida foi praticamente desativado, abrigando apenas alguns eventos esporádicos e servindo como sede da Pinhal Rádio Clube. Já em 1976, foi levado o último espetáculo desta sua primeira fase, com a participação dos atores Lima Duarte e Armando Bogus. A partir de 1982, o prédio se tornou patrimônio público de Espírito Santo do Pinhal e passou a ser administrado pela Prefeitura. Mais tarde, em 1992, o imóvel foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Por muito tempo o prédio ficou fechado, até reabrir em 2009, para se tornar o principal “palco da emoção pinhalense”. Desde então, serve a muitas eventos importantes, com grandes nomes do meio artístico se apresentando em seu palco, como as atrizes Fernanda Montenegro e Denise Fraga, além do cantor Toquinho, a Orquestra Filarmônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, entre outras atrações.

Com capacidade para 461 pessoas em sua plateia, o Theatro Avenida tem, em sua programação mensal, várias atividades culturais em diversos segmentos artísticos, sendo também sede do programa Pontos MIS, com a exibição de filmes, palestras e oficinas em parceria com o Museu da Imagem e do Som. Paralelamente a isso, o local ainda recebe apresentações de teatro, música, entre outras manifestações culturais. O espaço sediou, nos últimos tempos, as edições do Concurso de Dança do Interior (CODAI), o Prêmio AATA de Teatro Amador, o Festival de Inverno: Música na Mantiqueira e a Semana Edgard Cavalheiro.

CAFÉ COLONIAL EM MEIO A TRANQUILIDADE DO CAMPO

Quem quer conhecer um pouco da história de Espírito Santo do Pinhal e também degustar um saboroso café colonial não pode deixar de conhecer o Paganini & Palermo Empório Rural. O espaço está situado na estrada vicinal Dr. Agenor Mondadori, no km 3, no bairro Santa Luzia, local que foi povoado por imigrantes italianos e que concentra uma forte tradição religiosa.

O empório pertence ao casal Lurdinha e Adriano, que sempre trabalharam com a produção de café no município. O estabelecimento foi adaptado em um casarão datado de 1950, que fica bem em frente ao Santuário de Santa Luzia, onde ocorre a tradicional festa em louvor à santa. Os proprietários decidiram empreender no sítio, visando inicialmente atender aos peregrinos que vêm em dezembro para a Festa de Santa Luzia. Para se ter ideia, a novena atraiu mais de 80 mil pessoas ano passado e o santuário chegou até mesmo a receber a visita do cantor Roberto Carlos, há alguns anos.

O empório oferece uma experiência inesquecível para aqueles que buscam por uma programação gastronômica e também a tranquilidade do campo. Durante a visita pode-se saborear o tradicional café colonial, que conta com uma variedade de pratos caseiros, como bolos, pães, queijos, geleias e doces. Já aos domingos é servido almoço – somente com reservas –, com pratos preparados em fogão de lenha. A ideia é oferecer ao público as comidas que eram feitas pelas nonnas – avós, em italiano – da forma mais tradicional possível.

Há ainda o redário, onde as pessoas adoram ficar depois que almoçam ou tomarem o café. Durante o passeio, o público ainda conhece a história do local e como a imagem de Santa Luzia chegou ao bairro, entre outros fatos que remontam o passado do município. O local também faz parte do roteiro do Caminho da Fé, recebendo peregrinos durante o ano todo.
O Paganini & Palermo Empório Rural está aberto ao público aos sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 18h30. Nos demais dias, o atendimento é feito apenas com reservas.

PRODUZINDO ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Quando se fala de sustentabilidade, a Fazenda Retiro Santo Antônio é uma referência. Situada entre Espírito Santo do Pinhal e Santo Antônio do Jardim, a propriedade pertence ao engenheiro eletrônico Jefferson Adorno, que nutre uma paixão intensa pela preservação ambiental.

Há dezenove anos ele vem desenvolvendo um trabalho dedicado à conservação da natureza, com a preservação das nascentes e do córrego que passa pelo local, assim como o plantio de árvores – são mais de 9 mil mudas de espécies nativas plantadas até hoje. A fazenda tem 123 hectares, sendo que 33 destes são destinados à produção de café e 35 outros destinados a área de preservação. “Conseguimos formar corredores ecológicos interligando às nascentes, o que aumentou a quantidade de animais silvestres na região, como veados-campeiros, lobos-guarás e até mesmo onças pardas”, relata. Jefferson explica que o propósito da Fazenda Retiro Santo Antônio é focar na produção de alimentos sustentáveis e que fazem bem para a saúde. Diante disso, lançou a marca Kainã, que abrange o café especial – que rendeu o prêmio Cafeicultor Destaque do Brasil em 2009, o fubá de moinho de pedra, com milho não-transgênico e o mel silvestre.

Paralelamente a todo este trabalho, a Fazenda Retiro Santo Antônio também desenvolve ações de educação ambiental e voltadas para o turismo rural. A propriedade está aberta para visitação durante todo o ano, com várias opções de roteiro, sendo o próprio produtor que recebe pessoalmente todos os visitantes.

Na Tour do Café Especial e do Fubá de Moinho de Pedra, por exemplo, o público é recebido com uma degustação do café Kaynã, acompanhado de um bolo de fubá da marca. Na ocasião, eles conhecem um pouco da história da fazenda e sobre as ações sociais e ambientais realizadas no dia a dia, além de adentrar a lavoura e conhecer todo o processo de produção sustentável. O local também recebe a visita de alunos de escolas e faculdades, além de contar uma ação especial: o Projeto de Turismo Sensorial. Esta iniciativa é destinada aos deficientes visuais e proporciona uma experiência diferenciada aos participantes, por meio dos sons, do toque e do aroma. Para participar de um tour pela Fazenda Retiro Santo Antônio é necessário realizar o agendamento com, pelo menos, um dia de antecedência.

OPÇÃO TRATTORIA

Com culinária eclética e cardápio alinhado com a moderna gastronomia, o Opção Trattoria é um dos restaurantes de destaque da região. Localizado à rua Abelardo Cesar, 152, na Praça da Bandeira, em pleno coração de Espírito Santo do Pinhal, o estabelecimento oferece pratos clássicos à base de carnes, aves, peixes, frutos do mar e massas deliciosas frescas e elaboradas a partir do momento do pedido do cliente.

Sua carta de vinhos tem uma excelente seleção de importados em parceria com sommelier da GrandCru. Além disso, conta também com os vinhos de produção local da premiada Vinícola Guaspari e outras vinícolas da região. O restaurante oferece, ainda, serviço de rolha, onde o cliente fica a vontade para trazer vinhos de sua própria adega. O Opção Trattoria conta, no comando de sua cozinha, com a cheff executiva Alessandra Lourenço, cuja culinária prima pela criatividade, sutileza e leveza do tempero dos pratos, além de apresentação primorosa de suas criações.

O bom atendimento e a qualidade de seus pratos renderam ao restaurante, por quatro anos consecutivos, o certificado de excelência do TripAdvisor – site especializado em viagens, que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.Durante as terças, quartas e quintas-feiras, o espaço oferece um menu completo a um valor especial que contempla entrada, prato principal e sobremesa, com um cardápio que é alterado semanalmente. Já para os almoços de final de semana, o menu traz opções de entrada, prato principal e sobremesa a um valor especial.