POR LUANA ZUIN
Há dez anos, Ana Cláudia Carvalho, então presidente da Associação Comercial (ACE), visitava Gramado (RS) para conhecer o projeto Natal Luz. Encantada, ela quis trazer aquele tipo de magia a São João da Boa Vista – e deu certo! Hoje existe o projeto Natal Mágico (parceria entre a entidade e a Prefeitura Municipal), que engloba a decoração natalina pela cidade, eventos culturais e, claro, o desfile da Parada de Natal.
Em sua décima edição, este ano, o Natal em São João tem como tema A Fazenda Encantada do Papai Noel. A decoração, os figurinos e os carros alegóricos girarão em torno da temática.
Todo o material artístico é criado, desenvolvido e produzido em São João da Boa Vista, utilizando mão de obra local, como explica a diretora de turismo e responsável pela decoração, Rose Vasconcellos.
A PARADA DE NATAL
Trata-se de um espetáculo musical, onde há a apresentação de arranjos musicais, coreografias, figurinos, cenários e adereços desenvolvidos e criados para o evento. Baseado no tema Natal, a parada percorre toda a extensão da Avenida Dona Gertrudes, terminando na Praça da Igreja Catedral. Este ano, será realizada nos dias 8 e 15 de dezembro, com início às 20h30. Antes da parada, haverá também a apresentação da fanfarra da EMEB José Peres Castelhano, que desfila pela avenida interpretando músicas natalinas.
São mais de duzentos artistas desfilando – entre crianças, adultos e idosos – e quase uma centena de outros trabalhadores envolvidos desde a confecção das fantasias e alegorias até a sonorização, iluminação e segurança do evento. Ainda conta com a presença do bom velhinho, que dá as boas-vindas ao Natal e presenteia as crianças com balas.
É, provavelmente, o maior evento de rua realizado em São João, atualmente, segundo o presidente da Associação Comercial, Candido Alex Pandini. Ele ressalta a importância econômica do evento para nossa cidade. “O objetivo central é trazer gente da região para São João. Qualquer família que venha e gaste com, pelo menos, um lanche aqui, isso é dinheiro de fora que está sendo injetado na economia local e ajuda a manter a roda da economia funcionando. É importante, porque mais de 51% do PIB (Produto Interno Bruto) de São João vem dos setores de comércio e serviços, então é preciso manter a cidade como um centro de referência na nossa microrregião”, afirma.
Vanderlei Borges de Carvalho, prefeito de São João da Boa Vista, também ressalta a importância das comemorações do Natal para a cidade. “O Natal Mágico é hoje um produto turístico de nosso município, graças à parceria entre a Prefeitura e a Associação Comercial. Além de encantar sanjoanenses e visitantes de várias cidades da região, existe o aspecto econômico. Está comprovado que o movimento no comércio aumenta significativamente nesta época e propicia faturamento extra aos empresários e diversos prestadores de serviços. Nossos departamentos estão trabalhando com muito afinco e esperamos que o sucesso de anos anteriores se repita em 2019”.
Rodrigo Poiano, gerente de uma choperia localizada na Av. Dona Gertrudes, conta que realmente há um aumento considerável de movimento e consumo no fim do ano. “Nos dias da Parada trabalhamos com reservas de mesas na parte de cima do estabelecimento, de onde dá para assistir ao desfile. Vem bastante gente da região, eles reservam as mesas, consomem e assistem ao desfile”, conta.
IMPORTÂNCIA CULTURAL
Além dos objetivos ligados ao turismo e economia, o projeto Natal Mágico também visa o fomento à cultura, incentivo à produção artística local e descoberta de novos talentos. Um dos grupos que desfila anualmente é o grupo de dança Blackout, que participa desde a primeira edição. O coreógrafo, Carlos Reis, destaca a importância de participar do evento.
“A Parada é uma grande vitrine, onde todos os grupos podem mostrar seus trabalhos, divulgar sua marca ou estilo. É muito gratificante poder participar”. Para 2019, o grupo está criando novas coreografias e espera que a parada, esse ano, seja mais mágica e emocionante do que a passada. Assim tem sido com o passar dos anos, sempre superando o ano anterior. “Estamos preparando várias surpresas”, conta.
Uma delas, será a inclusão do projeto Natal nos Bairros na programação cultural natalina, que é desenvolvido pela Associação Comercial em parceria com a Prefeitura.
NATAL NOS BAIRROS
Esse projeto tem como objetivo levar um pouco dos eventos natalinos para mais bairros, permitindo que mais pessoas possam aproveitar e curtir com suas famílias. “É um novo projeto que percorrerá os quatro bairros mais populosos da cidade, com apresentações de corais e grupos teatrais em praças públicas, para que a população possa assistir gratuitamente”, comenta o presidente da ACE, Candido Alex.
As datas de realização serão as seguintes: dia 04/12, na Praça da Viola (Jardim Europa); dia 11/12, na Praça Benedito Galli (Jd Nova República); dia 18/12, na Praça Isaura T. Vasconcellos (DER) e, no dia 22/12, na Praça Valdemar Pessoa (Recanto do Jaguari). Todos os eventos terão início às 20h30 e uma duração aproximada de uma hora.
INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO NATALINA
As comemorações de Natal começam oficialmente em São João da Boa Vista no dia 30 de novembro, com a Missa Campal. “Logo após o término da missa, haverá o acendimento das luzes da cidade: ao lado da igreja, encontra-se uma Árvore de Natal itinerante que é acesa e, a partir dela, acendem-se as luzes da cidade inteira. É quando se faz oficialmente a abertura do Natal em São João da Boa Vista”, conta a diretora de Turismo. A programação cultural segue até o dia 23 de dezembro e a decoração fica nas ruas até o começo de janeiro. Para consultar toda a agenda de eventos, basta acessar o site www.natalemsaojoao.com.br