PRIMEIRO SUCESSO - Foto de Clóvis Vieira, para o cartaz do primeiro sucesso do grupo, a peça Ontem Hoje Primavera, de 1976. Na foto, Antônio Legaspe, Ronaldo Marin, Eneida Simon, Sandra L. Vasques, Zeza Freitas, Silvia Ferrante, Suia Legaspe, Ana Laura Barcellos e Edéia Alvise. ( Foto: Arquivo pessoal)
POR PEDRINHO SOUZA

Criado em São João da Boa Vista, o grupo Cena IV – Shakespeare & Cia divulga as obras do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) em todo o Brasil, por meio de peças, oficinas, workshops e produções audiovisuais. A coordenação do trabalho é toda feita em família. Ronaldo Marin (ator, diretor, especialista em Shakespeare e doutor pela Unicamp) e Zeza Freitas (atriz, diretora e produtora) dividem a direção-geral. Os filhos Marcella (atriz, dramaturga, figurinista e diretora) e Gabriel (ator, produtor, cenógrafo e iluminador) auxiliam no comando. Atualmente, são raras as companhias brasileiras de teatro que mantém a estrutura familiar, o que ainda é muito comum na Europa. Completando 44 anos de atividades em 2019, o grupo possui um amplo repertório e participa dos principais eventos teatrais realizados no país, além de se apresentar em festivais internacionais.

ORIGEM DO GRUPO

O nome do grupo deve-se à formação inicial, que contava apenas com quatro atores em cena. Embora criado em 1975, a primeira apresentação oficial aconteceu somente no ano seguinte, durante a Semana Euclidiana, realizada na cidade de São José do Rio Pardo (SP). O sucesso foi tanto que, em 1977, quando São João decidiu homenagear Guiomar Novaes, uma de suas filhas mais bem-sucedidas no cenário artístico internacional, o Cena IV foi escolhido para fazer a abertura do festival que acontece até hoje e leva o nome da pianista.

(Foto: Arquivo pessoal)

Em pouco tempo a companhia cresceu, sempre atraindo os jovens de maior potencial cultural e artístico da cidade. “Éramos um grupo de jovens em busca de suas próprias formas de expressão”, conta Ronaldo Marin. “Tínhamos excelentes professores que estimulavam todo tipo de inciativa voltada para o nosso desenvolvimento cultural, e o teatro sempre foi o melhor lugar para as pessoas refletirem sobre a condição humana e o seu próprio lugar no mundo. Desde o início, o objetivo era que, por meio do teatro, aqueles jovens fossem capazes de encontrar suas próprias vozes”. Com o passar dos anos, alguns integrantes tomaram outros rumos, e somente dois dos membros fundadores permaneceram. Zeza e Ronaldo consolidaram a união não só na arte, mas como parceiros de vida. Os dois filhos que tiveram, Marcella e Gabriel, desde crianças se interessaram pela carreira artística. Desta forma, surgiu a nova formação do Cena IV, que hoje é uma companhia profissional estável, composta por atores formados pela própria escola, além de convidados de todo o Brasil.

(Foto: Arquivo pessoal)

Em meados dos anos 80, nasce um projeto à parte da companhia: a Escola de Atores do Cena IV, com o objetivo de formar não somente atores, mas pessoas sensíveis interessadas no contato mais profundo com a arte.

SHAKESPEARE

O interesse pela obra de Shakespeare cresceu junto com a maturidade do grupo. Conforme o Cena IV foi entendendo o que significava fazer teatro, foi percebendo a importância daqueles textos fundamentais na formação de todo ator e atriz. “William Shakespeare não é apenas o maior autor de toda a literatura dramática ocidental, é também a principal referência de todos que vieram depois dele e construíram as narrativas que expressam nossa forma de falar, de pensar, de amar, ou seja, toda nossa forma de ser o que somos, seres humanos feitos de narrativas. Os críticos literários são unânimes em afirmar que Shakespeare foi quem melhor nos equipou”, explica Marin, que foi o responsável por trazer o autor para o centro dos trabalhos do grupo.

(Foto: Arquivo pessoal)

Ronaldo Marin se tornou um dos grandes especialistas na obra de Shakespeare em todo o território nacional e é o responsável pelo Instituto Shakespeare Brasil. “Há dez anos promovemos Os Encontros Com Shakespeare, nos quais palestras, filmes, exposições, lançamentos de livros e apresentações teatrais baseadas na obra de Shakespeare são realizadas, durante uma semana, nas cidades onde o evento acontece”, destaca Marcella.

ESPECIALISTA EM SHAKESPEARE – Ronaldo Marin é uma das maiores autoridades brasileira sobre William Shakespeare. Seu renome é tão grande, que foi convidado pelo British Council, ligado ao Consulado Geral Britânico, para desenvolver um trabalho educacional voltado às escolas, sobre como trabalhar a obra do dramaturgo em sala de aula. Além disso, Ronaldo é presidente do Instituto Shakespeare Brasil. (Foto: Divulgação / British Council)

COMPETÊNCIA E CIDADANIA

O teatro é uma atividade ótima para corpo e mente, pois envolve o aluno em todos os sentidos: postura corporal, respiração, fala, leitura, entre outros. É uma ferramenta para a vida profissional em qualquer área de atuação. “Já tivemos inúmeros atores e atrizes formados pelos nossos cursos, mas este não é o nosso principal objetivo. Antes de tudo, estamos preocupados com a competência e a formação cidadã e vemos o desenvolvimento das habilidades relativas ao estudo da interpretação teatral como aliadas nesse sentido. Independentemente de seguir carreira, qualquer pessoa pode fazer teatro, na verdade, acreditamos que todos deveriam”, reforça Marcella.

PROFISSIONALIZAÇÃO DE ATORES

Mas se a meta é a carreira profissional, a Escola de Atores do Cena IV é a única da região que está regulamentada e autorizada a profissionalizar atores. Para aqueles que desejam obter o registro conhecido como DRT, a escola oferece curso com duração de três anos, que aborda desde o básico para a formação do ator – como técnicas vocais, ética, produção e interpretação de texto – até aulas de filosofia e história da arte, com o diretor Ronaldo Marin. Além disso, o aluno participa de vivências no “palco intensivo”, onde tem contato direto com a companhia profissional, um grande diferencial na formação. Ao final do processo, sendo aprovado, é encaminhado para a profissionalização. Os interessados em participar dos cursos da Escola de Atores do Cena IV podem obter mais informações entrando em contato pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].