POR DIANDRA TONON

Quando uma cidade tem início com um pequeno povoado, estradas de terra, logo alguém abre uma mercearia, uma quitanda daquelas que vendem de tudo um pouco e, consequentemente, também surgem os famosos bares. Foi assim que, há 45 anos, teve início o Bar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. De início, João Moretto começou a servir salgados e bebidas, como é de praxe em um bar típico do interior, além de uma coxinha diferenciada, com o pedaço do osso da coxa do frango na base, o que a deixou famosa e com um sabor diferenciado. João Moretto faleceu há cerca de três anos e meio. Mas o bar continua com a direção da família, com a esposa Maria Sardeli Moretto e o filho Aloísio Moretto. Lucas, Felipe e Tamires Santamarina Moretto, são irmãos, netos do João e a nova geração do estabelecimento. Inspirados na tradição da família e no empreendedorismo jovial, resolveram abrir o próprio negócio, nascendo, assim, o Los Coxita, em São João da Boa Vista.

Depois do bar, como foi abrir um novo negócio, em um novo local?

Há seis anos, antes de abrir a empresa, nós já começamos a elaborar uns pacotes congelados de salgadinhos, oferecendo salgados pra festas, tudo lá no bar mesmo. Eu (Lucas), junto com minha irmã, começamos a inovar. Compramos os maquinários para o preparo das massas, e do nada resolvemos montar o negócio em outro lugar, querendo separar e criar a sociedade dos três irmãos. E no dia 17 de Junho de 2019 foi inaugurado o novo espaço. Fizemos todo um preparo antes. Foram oito meses mais ou menos pra abrir aqui, porque lá no bar não tinha espaço suficiente pra gente aumentar, devido à demanda.


O que chama a atenção no Los Coxita?

Inovamos na variedade de recheios, como coxinhas de calabresa, provolone e a de costela, que já está fazendo sucesso na cidade. Então procuramos diversificar o sabor que tinha lá no bar e trazer mais opções de coxinhas pra esse novo lugar. Todos os salgados são em formatos de coxinhas, apenas os salgados de festa que têm seu padrão. O tamanho médio também é um diferencial nosso, porque ele não é aquele tipo grande que vende nos comércios. Tem a coxinha de churros. Fizemos no ano passado a semana do chocolate e tinha a coxinha de chocolate também.

Irmãos Felipe,Tamires e Lucas Santamarina Moretto (Foto: Leonardo Beraldo / Cromalux)

Como é feita a divulgação?

Temos publicação no Facebook, usamos o telefone, Instagram e Whatsapp pras entregas, ou a pessoa vem aqui buscar. Geralmente não temos nada pronto, tudo é feito na hora, mas pode levar congelado ou frito, como o cliente preferir.

E no futuro? Como vocês imaginam a empresa?

Nós queríamos um local tipo uma lanchonete, com mesas e cadeiras, para as pessoas ficarem conversando. Queremos criar uma franquia dos nossos produtos. Sempre estamos buscando conhecimento na área. Esperamos realizar isso num futuro próximo. Trabalhamos muito pra isso.

Quanto ao padrão de qualidade, como vocês investem nesse quesito?

A gente faz o que ama. Estamos passando por um processo industrial, mas não se pode perder o tradicional, como era vendido antigamente. Para isso, é lógico, erramos muito, só que toda vez que nós erramos tentamos no máximo conseguir consertar e melhorar. E não falhar com a população, porque todos os materiais, os recheios, como o de requeijão, por exemplo, precisam de muita qualidade. Jamais temos produtos baratos, para não cair a qualidade dos nossos produtos.

Qual o tipo de planejamento da empresa?

Inovamos com sabores. Coxinhas com recheios salgados, com recheios doces, também. Tentamos inovar de várias maneiras. Por exemplo, temos um lanche de coxinha que aqui em São João não foi visto ainda. Procuramos sempre outras formas de coxinhas. Tem o Coxita Burguer, que é composto por todos os ingredientes de um lanche tradicional, só que dentro da coxinha. Então buscamos dessas formas traçar nossas estratégias. E o horário para atendimento no local é de segunda a sábado, das 8h às 19h.

A criação do nome, como aconteceu?

Queríamos uma coisa nossa, não queríamos uma coisa que trouxesse o nome do bar. Então foram várias reuniões com uma agência de marketing. Eu tinha “encanado” com um nome de Senhor Coxita. Minha irmã falou: “não dá certo, não dá”. Aí na reunião do marketing abandonaram a ideia. Mas, depois deu o ar do mexicano e ficou Los Coxita. A entonação espanhola do Los, que em espanhol significa o, ou a, se juntou com o Coxita, para o nome ficar “diferentão”. E não é que pegou? A Coxita é sensação na cidade.