Sucesso na internet
Por Ana Laura Moretto

Um garotinho sanjoanense, de apenas 7 anos, está encantando a internet com sua fofura e com seus desenhos. Douglas Henrique da Silva começou a desenhar desde muito pequeno, até que seus pais e irmão perceberam que os desenhos eram diferenciados e com grande perfeição. Foi aí que o irmão Wellington, de 17 anos, decidiu criar uma página no Facebook intitulada Desenhos do Douglas, para divulgar a arte do pequeno. Mas não imaginava que em menos de uma semana atingiria 130 mil seguidores. Hoje, a página já passa de 153 mil seguidores.

“Eu criei a página e no mesmo dia tinham mais de mil compartilhamentos. Eu só compartilhei no meu perfil e na minha cabeça ia chegar a 200 curtidas, e olha lá. E aí o garoto explodiu, em quatro dias tinham mais de 50 mil curtidas.” contou Wellington Henrique do Santos.

SUCESSO NA INTERNET

Douglas conquistou fãs do mundo todo que compartilham e incentivam a iniciativa do garoto. Foi destaque no jornal carioca Extra, nas redes sociais da Cartoon Network Brasil e na Globo.com, quando então começou a receber diversas mensagens, pedidos de desenho e muitos presentes. “Melhor página de arte que eu já vi, tanto pela qualidade dos desenhos, quanto pelo carisma do Douglas”, disse o internauta Lucas Souza, do Rio Grande do Sul.

Douglas é filho da empregada doméstica Beatriz Aparecida da Silva e do pedreiro Sérgio Henrique da Silva. Os pais contam que sempre incentivaram o garoto e que ele desenhava enquanto assistia os desenhos do Cartoon Network, quando a pedido do irmão Wellington a mãe autorizou a criação da página.

“Ele desenha enquanto assiste televisão, e o mais engraçado é que entra o comercial e ele não se perde no desenho, ele termina o desenho usando só a memória. Eu fico sem palavras pra dizer o que tô sentindo”, contou a mãe Beatriz, orgulhosa do talento do filho. Sérgio não imaginava o sucesso que o filho estava fazendo, até que recebeu um casal em sua casa com alguns presentes “Eu assustei quando apareceu na minha casa uma moça e o namorado, trazendo presentes para o Douglas. Pensei: ela saiu da casa dela e veio até a minha, quer dizer que tem algo diferente, aí eu soube que os desenhos estavam fazendo sucesso”, contou o pai do menino, emocionado.

PRESENTES E RECONHECIMENTO

Douglas começou a receber diversos presentes vindos do mundo todo, enviados por várias marcas e pessoas admiradoras de suas artes, mas o melhor presente foi o reconhecimento do seu maior ídolo, o americano Ian Jones-Quartey, criador do desenho animado favorito de Douglas o OK K.O!.Ele enviou uma mensagem especial ao artista mirim, no vídeo publicado na página do Cartoon Network Brasil, com os dizeres: “DOUGLAS, TÁ POR Aí?!?! Olha quem mandou um vídeo pra você!”. A mensagem do cartunista dizia: “Meus amigos do Cartoon Network me mostraram seus desenhos e eu achei eles incríveis. Eles também me contaram que você ama OK. KO. Isso é tão legal! Muito obrigada por assistir meu desenho. Eu realmente achei seus desenhos ótimos. Uma coisa que eu gosto de fazer é pegar um caderno de rascunhos, pode ser de qualquer tipo. Dai guarde esse caderno com você e desenhe todas suas ideias nele. Eu tive muitas ideias assim, usando sempre um caderno de rascunhos. Continue desenhando, continue criando, continue assistindo meu desenho. E quem sabe um dia eu não vou estar assistindo o seu? Até mais, Douglas”.

Douglas emocionado não sabia explicar direito o que sentiu. “Parece que eu senti uma emoção disparando dentro de mim”, contou o garotinho. A página no Facebook é monitorada pelo irmão, e diversas são as mensagens de apoio ao menino. O brasileiro Pedro Guarisse, que atualmente mora em Viena, na Áustria, deixou uma mensagem especial para o Douglas em sua página: “Douglas, eu espero um dia ver seu nome entre grandes desenhistas ou animadores. Segue esse seu sonho que você tem muito potencial”.

O carisma de Douglas é tão grande que uma das mensagens diz que ele alegra os dias tristes: “Vou colocar sua foto de papel de parede no meu celular pra quando eu estiver triste, ver esse sorriso e lembrar que tem o Douglinhas pra fazer a gente feliz todo dia”, comentou o internauta Tiago Silva. Com tanto apoio na internet, Mariana Cequinel, internauta, criou um Fã Clube para o menino, intitulado Fã Clube dos Desenhos do Douglas.“O Douglas merece muito, sério. Nossa, isso é incrível! Desde o começo fui sempre muito fã dele, meu irmão também tem 7 anos e faz desenhos, igual a ele”, contou a jovem.

OPORTUNIDADES

Após toda a repercussão na internet, a artista plástica Vânia Palomo, proprietária da escola Vânia Palomo School of Design & Arts, recebeu uma mensagem de uma moça pedindo uma oportunidade para o Douglas. “Eu estava em viagem de férias, quando recebi uma mensagem de uma moça de nome Kathherin Marques, que me segue na página da escola. No momento ela me pediu para que eu pudesse ajudar um garoto muito talentoso em seus desenhos. Eu não o conhecia, mas após o relato dela eu liguei pra minha secretária autorizando uma bolsa ao garoto”, contou Vânia

Douglas está cursando história em quadrinhos e ilustração e a escola possui um trabalho social, que ajuda instituições de São João com crianças talentosas e que por motivos financeiros não conseguem fazer cursos. “Ele é um encanto, super amoroso e muito talentoso, e sempre receptivo aos ensinamentos dados”, afirmou a artista plástica.

“Agora eu acredito que ele tenha um futuro melhor. A Escola deu uma oportunidade pra ele, que eu sozinho não conseguiria, ainda mais uma escola tão importante como essa. Ele vai poder aprimorar seus desenhos com esse curso”,observou o pai Sérgio. Douglas conta que sonhava em ser policial, mas que após todo o sucesso na internet e apoio de diversas pessoas decidiu ter seu próprio trabalho com desenho. Ele já tem a ideia, os personagens, as cores e como toda a história se desenvolverá. Além do curso, a escola de arte levará Douglas a uma visita ao estúdio de Maurício de Souza, um dos mais famosos cartunistas do Brasil e criador da Turma da Mônica.

Na escola em que estuda, Douglas já sente um pouquinho da “fama”. Os professores, funcionários e colegas pedem desenhos como presente.
“Agora os meus amigos sabem dos desenhos porque a minha professora espalhou e agora eles ficam felizes e pedem desenhos pra mim. Um deles até me falou que quer ser desenhista também”, disse Douglas. A família conta que estão muito felizes e emocionados com tanto carinho e ajuda que o garoto está recebendo e esperam que Douglas aproveite essas oportunidades, consiga estudar, realizar seus sonhos e ser tornar um grande desenhista.